Os músculos no ciclismo são muito exigidos já que eles são necessários para conseguir mover a bike e ganhar velocidade. O corpo todo é acionado durante a pedalada, divididos em músculos motores e estabilizadores.
Quando o ciclista começa o pedal, exerce força sobre o pedal para a frente e para baixo. Nessa fase, o quadríceps é responsável por transmitir potência aos pedais.
Durante a pedalada, o pé se aproxima da parte mais baixa do pedal e a perna se estica para, depois, começar a se retrair de novo. Os responsáveis por esses movimentos são os gêmeos, os isquiotibiais e os glúteos.
Já quando o pé começa a se elevar novamente, é preciso puxá-lo para compensar o esforço (a chamada pedalada redonda), utilizando a musculatura do quadril nesse processo.
Além desses, é importante destacar o papel do abdômen e das costas. Isso porque o ciclista precisa conseguir se manter na posição correta, com uma boa postura nas costas.
Conforme pedalamos, são fortalecidos também, por extensão do movimento, o abdômen, os extensores da coluna e até um pouco dos braços e dos ombros.
Basicamente, os músculos de toda parte inferior do corpo exercem primariamente a função motora enquanto a parte superior estabiliza e controla o movimento.