Bike fit
O que é?
Bike Fit é um ajuste feito de maneira totalmente personalizado. É como se a bike tivesse sido feita sob medida, para isso são feitas várias medições corporais como altura, comprimento do tronco, cavalo, comprimento dos braços, pés, ombros e com a totalidade de todos os segmentos são feitos os ajustes necessários.
PARA QUE SERVE?
O Bike Fit atende as demandas dos mais variados ciclistas. Com o ajuste adequado, aumenta o conforto e bem estar sobre a bicicleta, dessa forma, otimiza também o desempenho durante o pedal.
PARA QUEM É DIRECIONADO?
É indicado para ciclistas de todos os níveis, desde o iniciante ao profissional, sendo recreativo ou competitivo.
ESTÁGIO I
Bike Fit Estágio I consiste em fazer um dimensionamento da sua bike, seguido de um dimensionamento do seu corpo (e mais de 15 segmentos) em continuidade é feito um ajuste totalmente personalizado visando otimizar conforto, segurança e desempenho.
ESTÁGIO II
No estágio II além das medidas é feito uma mensuração numa bicicleta eletrônica com vários sensores embutidos onde se vê a potência desenvolvida, a proporção de força entre perna esquerda e direita, o percentual de eficiência da pedalada, o arco de força na geração de potência, a pressão dos pés sobre os pedais de forma que consiga colocar o taquinho na posição mais eficiente na geração de potência. Isso se traduz em maior velocidade com o menor nível de esforço.
O estágio II de Bike Fit usa um dos equipamentos mais modernos do mundo o mesmo utilizado por atletas de elite mundial ao redor do mundo. Foram colocados apenas 6 unidades a venda no Brasil e uma delas está em Mogi das cruzes.
ESTÁGIO III
A principal diferença do Bike Fit Estágio III ou Motion Analysis é a utilização de um sensor de movimento de alta precisão.
No corpo do ciclista são colocados pontos de leitura de movimento nas principais articulações e esses ângulos articulares são medidos de forma dinâmica enquanto o ciclista pedala, o aparelho detecta os ângulos apresentados em tempo real e mostra se cada ângulo está de acordo com os parâmetros considerados seguros para o ciclista.
Tendo as recomendações de alterações de ajuste, o bike fitter consegue ajustar o equipamento e verificar se as articulações estão operando da maneira correta em tempo real com o movimento específico da pedalada.
Esse é um dos métodos mais seguros quanto se trata de um diagnóstico de ajuste com alto nível de assertividade.
depoimentos
NOSSO FITTER - FÁBIO HOSSAKI
Meu nome é Fábio Hossaki, sou profissional de Educação Física formado há mais de 20 anos com especialização e pós graduação. Também sou ciclista e bike fitter qualificado pelo método bike fitting da Shimano.
O fato do fitter pedalar e também ser um profissional da área da saúde agrega muito ao serviço pois determinadas alterações posturais, patológicas, assimetria entre membros e quaisquer particularidades serão melhor diagnosticadas e solucionadas.
Um bom Fitter não pode só entender de bicicleta mas entender originalmente o corpo humano, afinal o Bike Fit nada mais é que adaptar a bicicleta ao usuário e não adaptar o usuário a bicicleta.
Quer ser assessorado do Fitter Fábio Hossaki? Para mais informações Clique aqui
PERGUNTAS FREQUENTES
QUAL ESTÁGIO DO BIKE FIT DEVO ESCOLHER?
Ambos os estágios do Bike Fit são suficientes para mudar a sua experiência na pedalada. Existem inúmeras situações onde um estágio poderá atender melhor as necessidades.
A melhor resposta é: agende o seu horário e durante o atendimento haverá uma indicação de um ou outro tipo de Fit pois cada caso é único.
O BIKE FIT ESTÁGIO II É SÓ PARA ATLETAS?
Não só para atletas, ele originalmente foi sim desenvolvido para atletas mas pode beneficiar muito mais amadores do que profissionais por garantir um ajuste que vai além do aspecto anatômico fazendo uma leitura do corpo humano em movimento durante a pedalada.
A melhora da eficiência obtida com a análise da pedalada não proporciona só mais rendimento como também mais conforto e segurança para o praticante.
QUANTO TEMPO DURA?
Em média 2h por atendimento.
SE FIZER O BIKE FIT VOU PRECISAR TROCAR AS PEÇAS DA BIKE?
A troca nunca é obrigatória mas sim recomendada. Ao fazer um Fit o sistema detecta os componentes que são recomendados para a troca.
Sempre é feita a recomendação da troca e explicado o motivo da mesma mas a decisão de trocar ou não fica sempre a cargo do cliente no momento do BIke Fit.