Muitos ciclistas consideram os pedais como um hobbie, um meio para aliviar o estresse diário e é claro que neste momento não será nada legal passar por um perrengue, né? Antes que você fique parado no meio do caminho, é bom se atentar para alguns sinais que mostram a hora de fazer uma manutenção de bicicleta.
1 – Manutenções em geral: Fazendo sempre revisões preventivas, certamente os seus pedais terão boas lembranças. No geral, a sua bike sempre deixará sinais de quando alguma peça não estiver funcionando 100%.
2 – Pneus carecas: Quando os pneus estão carecas, haverá maiores chances da câmara de ar furar ao longo das trilhas ou passeios pelo asfalto. Para que isso não aconteça, a dica é trocar os pneus antes que os cravos fiquem lisos.
É aconselhável andar com uma câmara, um pneu de reserva e as ferramentas necessárias para a troca.
3 – Freios: Se a bike tem freios a disco mecânicos ou hidráulicos, o ruidinho característico é o alerta de que tem que ser feita a troca de fluido ou pastilhas.
4 – Corrente gasta: Quando a corrente está gasta, ela faz estalos e acontecem pedaladas em falso nas subidas. O problema pode causar graves quedas e prejudica muito o rendimento, pois afeta todo o sistema de transmissão de marchas.
5 – Suspensão: A suspensão é a principal peça para amenizar os impactos, a dianteira também requer muitos cuidados. Após um uso intenso, será necessário uma manutenção da bike quando o guidão sofrer maiores impactos, diminuindo a flexibilidade da suspensão.
Fique atento e faça sempre as manutenções preventivas.