O ciclismo é um esporte apaixonante e a quantidade de pessoas que estão adotando esse esporte como estilo de vida, têm aumentado cada vez mais.
O hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica, seja para manutenção da saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e desestresse.
Para você que está iniciando agora, é importante se atentar a alguns pontos. Separamos algumas dicas, veja:
1 – Escolha a bicicleta, equipamentos e acessórios adequados: Não é necessário investir, de cara, em uma bike de última geração. Ainda assim, tenha em mente que a escolha acertada vai depender muito do tipo de ciclismo que você pretende praticar.
O primeiro e mais importante equipamento para começar a pedalar é um capacete adequado. As luvas também são itens que devem ser considerados e as roupas próprias para a prática do ciclismo, que proporcionam um conforto melhor.
2 – Respeite seus limites: Querer fazer quilometragens cada vez maiores e pedalar em ritmo forte são desejos comuns de ciclistas, mas, cuidado, isso é possível só com treino e experiência.
3 – Faça alongamentos antes e depois do treino: O alongamento, além de colocar seu corpo para movimentar antes do treino, vai aquecer seus músculos e prepará-los para a carga da pedalada.
4 – Aprenda a fazer manutenções de emergência: Você não precisa ser um especialista em mecânica para começar a pedalar. Contudo, é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção, como: Reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes no câmbio e no sistema de frenagem.
5 – Faça parte de um grupo de passeios: Pedalar em grupo é mais seguro do que sozinho, além de ter o apoio de ciclistas mais experientes — os organizadores são veteranos na bike — você vai pedalar cada vez melhor e aprender mais sobre ciclismo.